02/04/2024 Secretaria de Saúde Saúde
Prefeitura realiza ação de conscientização sobre o autismo

A Prefeitura Municipal, por meio do CAPS Infantojuvenil, realizou no dia 02/04, uma caminhada com saída da Rua da Banda de São Sebastião até a Rodoviária, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O evento teve início às 13:30h e contou com a participação de funcionários e pacientes do CAPS, além dos alunos de escolas municipais.

O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista e discutir as necessidades e direitos das pessoas com o transtorno. O evento contou com a entrega de material explicativo para quem acompanhou a caminhada ou estava na Rodoviária. Também foi feita uma apresentação musical do Grupo Batucabrum.

É importante ressaltar que existem diferentes níveis no espectro e compreendê-los é fundamental para apoiar e cuidar de todos, sem subestimar as possibilidades e potencialidades de cada um.

Infelizmente, na sociedade, ainda há bastante preconceito contra essa parcela da população, o que é chamado de capacitismo, que coloca as pessoas deficientes em posição de inferioridade. Para combater esse preconceito, desenvolvemos a caminhada como uma ação de conscientização, para que os brumadinhenses possam buscar informações de qualidade e adotar um discurso anticapacitista.

A Prefeitura possui diferentes espaços para atender autistas do município, o CAPS Infantojuvenil atua para receber crianças e adolescentes, sem necessidade de agendamento prévio, com quadros de sofrimento psíquicos e emocionais complexos e graves. As UBSs também possuem Psicólogos e uma equipe multiprofissional para acolhimento dos casos leves e moderados e o município conta com o NUNI, para estimulação e acompanhamento do neurodesenvolvimento. Lembrando que para o acompanhamento na fase adulta também são oferecidos todos os cuidados na Rede de Atenção Psicossocial municipal.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Brumadinho, Izabela Chaves, destacou a importância de vários departamentos atuarem em conjunto no tratamento para portadores de autismo. “As Secretarias de Saúde, Educação, Esportes e a APAE estão comprometidas em trabalhar juntas para garantir mais eficácia no tratamento de cada um dos nossos pacientes’’.

A Prefeitura permanece atenta para garantir melhorias nos atendimentos de saúde mental e desenvolver espaços e tratamentos que atendam às necessidades dos autistas. A conscientização é a arma mais poderosa contra o preconceito.