Secretaria de Saúde
Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma série de ações voltadas à conscientização sobre o câncer de mama. As atividades destacaram a importância do autoexame e dos exames preventivos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, como a mamografia e o ultrassom de mama.
De janeiro a outubro deste ano, o SUS de Brumadinho realizou 434 ultrassons de mama e 1.148 mamografias, além de 118 cirurgias ginecológicas, incluindo miomectomias e amputações de colo uterino, e 22 cirurgias de mama. Os números reforçam o compromisso do município com a saúde da mulher e a ampliação do acesso aos cuidados especializados.
A secretária de Saúde, Cinthya Pedrosa, destacou o impacto das ações: “Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres tenham acesso a informações, exames e tratamento de qualidade. A prevenção salva vidas e o cuidado com a saúde precisa ser constante, não apenas em outubro”, afirmou Cinthya.
Dia D: Vida & Cuidado
No dia 1º de novembro, a Secretaria de Saúde realizará o Dia D: Vida & Cuidado, campanha voltada à imunização e à promoção da saúde. Além da vacinação, a ação também abordará a prevenção ao câncer de mama, com a distribuição de cartilhas informativas e o apoio dos profissionais de saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para esclarecer dúvidas da população.
A coordenadora da Atenção Primária, Débora Ferreira, ressaltou a importância do contato direto com as mulheres durante as ações.
“O Outubro Rosa é um momento de acolhimento e de diálogo. Estar nas UBSs, conversar e orientar as mulheres, faz toda diferença para incentivar a busca pelos exames e o cuidado preventivo”, explicou.
Iluminação especial e mobilização da cidade
Durante o mês de outubro, a Brumadinho Ativos, em parceria com a Prefeitura, promoveu a iluminação especial de pontos estratégicos da cidade como parte da campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o combate ao câncer de mama.
As praças públicas, UBSs, UPA, Policlínica, Centro Hospitalar de Brumadinho e o Centro Administrativo receberam iluminação especial em tons de rosa, em homenagem às mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer de mama. A ação busca também chamar a atenção para a importância da detecção precoce.
O que é o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor formado pelo crescimento desordenado das células mamárias. É o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil (excluindo o de pele não melanoma), com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025. Esses números reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos serviços de saúde.
A Lei nº 11.664/2008 assegura, pelo SUS, ações de prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento dos cânceres de colo do útero e de mama em todo o território nacional. Entre essas medidas, está o direito das mulheres a partir dos 40 anos realizarem mamografias gratuitamente.
Sinais e sintomas do câncer de mama
• Nódulo palpável na mama ou nas axilas;
• Pele avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
• Alterações na pele sobre o nódulo;
• Saída de secreção pelo mamilo;
• Mudanças no tamanho, coloração ou formato do mamilo.