Secretaria de Fazenda
O aprimoramento da gestão pública e as tendências financeiras foram pauta no 1º Seminário Financeiro de Brumadinho (Sefib). Organizado pela Secretaria de Fazenda, o evento tem como objetivo debater temas como o planejamento de receita, tributação, administração municipal e conhecimentos sobre finanças. O evento teve início na última quinta-feira (13) e seguirá nesta sexta-feira (14).
Estiveram no primeiro dia a vice-prefeita Aline Braga, o secretário de Governo Guilherme Morais, a secretária da Fazenda, Vânia Alves e o secretário adjunto Valter Gonçalves. Além do presidente da Câmara, Juca Dornas, a prefeita de Mário Campos, Andresa Rodrigues, e outras autoridades das cidades vizinhas.
No primeiro dia os participantes assistiram à palestra da advogada, contadora e consultora tributária da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (Amig), Rosiane Seabra, que abordou a relação entre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que é o pagamento feito pelas empresas para explorar os recursos minerais em determinado território, e o Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é o valor gerado pelas atividades comerciais e de serviços, como transporte e comunicação, dentro de um município, lembrando que Brumadinho tem a mineração como principal atividade econômica. Além de palestras com Heli de Souza Maia, Cleisson Júnior dos Santos, secretário de administração e Reginaldo Alves.
"Nossa gestão é pautada pela transparência, e eventos como Sefib são fundamentais para capacitar ainda mais os profissionais que atuam na gestão pública demonstrar", disse a Secretária da Fazenda, Vânia Alves.
Nessa sexta-feira (14), o evento segue com discussões sobre o bem-estar da cidade, métodos de planejamento da receita pública, tecnologia na gestão da informação e decisões financeiras.