Secretaria de Planejamento e Coordenação
O projeto das casas populares está cada vez mais próximo de se tornar realidade em Brumadinho. Na noite da última segunda-feira (24), a Prefeitura de Brumadinho realizou uma audiência pública, na Câmara Municipal, para debater a viabilidade da construção das moradias em uma nova área do município.
O encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, das secretarias de Desenvolvimento Social, Governo e Planejamento e Coordenação, além da comunidade interessada.
O principal objetivo da audiência foi apresentar à população, os desafios da construção na área destinada inicialmente ao projeto, já que o local apresenta problemas no relevo e exigirá um grande desmatamento no local. A área prevista está localizada nas proximidades do bairro São Judas e, foi amplamente discutida pelos técnicos da prefeitura que destacaram que a região apresenta uma série de problemas que impossibilitam a construção das casas, entre eles, topografia desfavorável e a necessidade de obras de contenção.
Além disso, a infraestrutura demandaria cortes e aterros extensivos, o que impactaria tanto o orçamento quanto a área útil dos lotes. Diante dessas limitações, foi proposta a mudança do local de construção. Com essa alteração, os lotes poderiam ter área mínima de 125m², permitindo um maior aproveitamento da área.
A nova área proposta apresenta diversas vantagens como: está localizada em um vetor de crescimento urbano, próxima à estrada que leva à Ponte das Almorreimas, e a MG-040, que em breve será asfaltada. Além disso, tem uma topografia favorável e que incide menor impacto ambiental,o que torna a obra mais viável economicamente.
Na ocasião, a secretaria de governo solicitou à Câmara Municipal que o projeto de alteração do zoneamento seja colocado em pauta em caráter de urgência. O debate agora seguirá para apreciação dos vereadores. A Expectativa é que a decisão seja tomada em breve e possa garantir a viabilidade do projeto das casas populares.