Secretaria de Desenvolvimento Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social organizou a Semana do “Faça Bonito”, uma campanha dedicada à mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa começou na segunda-feira (12) na Escola Municipal Beatriz Pampuline, com palestras voltadas à capacitação dos servidores, com a participação de psicólogos, monitores, assistentes sociais e profissionais das áreas de saúde, educação e desenvolvimento social.
Nesta terça-feira (13), no segundo dia da campanha, ocorreu uma caminhada de conscientização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que partiu do letreiro na entrada da cidade em direção à Praça Orides Parreiras, cerca de 300 pessoas participaram da caminhada.
Na quarta-feira (14), a partir das 8h30, a Prefeitura de Brumadinho fará uma ação em parceria com a Casa do Camilo e a Apae, na Praça do Canto do Rio. Já na quinta-feira (15), a atividade terá início às 9h em Casa Branca, na Praça São Sebastião, em colaboração com a escola da comunidade e o Instituto Casa de Davi. A campanha será encerrada na sexta-feira (16) no Teatro da Quadra de Esportes, com a apresentação da peça teatral “Carinho de Verdade”, protagonizada pelos alunos da Casa do Camilo.
“A Semana do ‘Faça Bonito’ é essencial para Brumadinho, pois mobiliza nossa comunidade na proteção das crianças e adolescentes, fortalece o compromisso de garantir um futuro seguro e digno para nossos jovens,” afirmou a vice-prefeita, Aline Braga, sobre a importância da ação.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio e representa a luta por direitos e proteção dos jovens.
Maio Laranja
Em Minas Gerais, são registrados cerca de 3 mil estupros de crianças e adolescentes por ano, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em vista disso, a campanha do Maio Laranja tem como objetivo mobilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento dessas violências, promovendo a discussão sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo país. A campanha existe desde 2000, quando foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei Federal nº 9.970/2000. Esta lei foi aprovada em resposta ao caso da menina Araceli, que foi vítima de um crime sexual em 1973.