Secretaria de Fazenda
A Câmara Municipal de Brumadinho sediou na noite de terça-feira (17) a 1ª audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com o objetivo de discutir as metas e prioridades para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026.
O PPA é um plano que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, servindo como base para a elaboração das LDOs e LOAs. Já a LOA é a lei que estima as receitas e fixa as despesas do governo para o ano seguinte, sendo fundamental para a execução das políticas públicas estabelecidas no PPA.
Durante o evento, foi apresentada a LDO que, além de cumprir os requisitos da lei federal, destacou os cinco eixos da atual administração: Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade, Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, e Sustentabilidade e Meio Ambiente.
O prefeito Gabriel Parreiras, esteve presente no evento e destacou a importância desses eixos para o desenvolvimento do município: "Esses quesitos são fundamentais para garantir que nossas políticas públicas atendam às reais necessidades da população. A abordagem integrada permite que trabalhemos de forma mais eficiente e sustentável."
Além do prefeito Gabriel Parreiras, o evento contou com a participação popular, assim como representantes do executivo, secretários e vereadores, com o intuito de ouvir sugestões da população.
"A LDO é crucial para o município, pois é ela que estabelece as prioridades de gastos e investimentos, garantindo que nossos recursos sejam aplicados de maneira eficiente e transparente para toda população,” enfatiza a secretária municipal de Fazenda, Vânia Alves Estevão.
A audiência permitiu que a comunidade participasse ativamente do planejamento orçamentário, contribuindo diretamente para o futuro do município.