Secretaria de Governo e Reparação
A Prefeitura de Brumadinho anunciou, nesta terça-feira (23), a criação da Comissão Estratégica Municipal (CEM), como parte de um conjunto de ações preventivas adotadas diante da elevação do nível de emergência da Barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração, localizada na comunidade do Quéias, região do Vale do Ingá. A decisão foi tomada após notificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que elevou o nível de emergência da estrutura para o nível 2, frisando que não há risco iminente de rompimento.
A medida foi motivada por falhas técnicas apontadas em relatório da ANM, como a ausência de sistemas automatizados de alerta e videomonitoramento, e a inexistência da Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
Para o prefeito Gabriel Parreiras, a criação da Comissão Estratégica Municipal (CEM) representa um avanço na articulação entre o poder público e a população. “Nosso compromisso é com a segurança das pessoas. Mesmo diante de um cenário sem risco iminente, entendemos que prevenir é o melhor caminho. Com a Comissão Estratégica Municipal, teremos representantes de todas as áreas da gestão atuando em conjunto, com agilidade e responsabilidade”, afirmou.
Comissão Estratégica Municipal (CEM)
A CEM Comissão Estratégica Municipal (CEM) será composta pelo prefeito, pela Defesa Civil Municipal e representantes das seguintes secretarias: Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil; Planejamento; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Obras; Saúde; Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Governo e Reparação, além de todas as pastas estarem de plantão para atuação imediata, caso seja necessário.
A secretária de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Rosely Baeta, reforçou a importância da atuação coordenada. “Desde o início da atual gestão, temos intensificado as fiscalizações na região e acompanhamos de perto a situação da barragem. Agora, com o apoio da CEM, conseguiremos atuar com mais força, garantir a retirada humanizada das famílias e reforçar a comunicação com a população”, explicou.
A Defesa Civil Municipal segue realizando a evacuação preventiva das famílias que vivem na Zona de Autossalvamento (ZAS), de forma humanizada e com todo o suporte necessário. A operação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e de demais órgãos estaduais e federais.
A Prefeitura de Brumadinho reitera que, até o momento, não há anomalias que indiquem risco iminente de ruptura, e que todas as ações têm caráter preventivo, conforme prevê o Art. 42 da Resolução ANM nº 95/2022. A população da região do Quéias está sendo acompanhada de perto pelas autoridades, que seguem monitorando a situação com total transparência e responsabilidade.