Secretaria de Planejamento e Coordenação
Entre os dias 6 e 9 de agosto aconteceu a 6ª Conferência Estadual das Cidades de Minas Gerais, o evento, sediado em Belo Horizonte, reuniu representantes do poder público e da sociedade civil e teve o objetivo de discutir políticas urbanas democráticas, sustentáveis e com justiça social.
A etapa final, realizada no último sábado (09), na Escola Superior Dom Helder Câmara, contou com debates em torno de quatro eixos centrais: função social da cidade e da propriedade, plano diretor, a cidade que queremos, e desenvolvimento urbano.
Brumadinho na composição da delegação mineira
Brumadinho teve destaque na conferência ao eleger três representantes para compor a delegação de Minas Gerais na fase nacional:
Além deles, a arquiteta e moradora do município, Cláudia Moura, também foi eleita como delegada, com o intuito de ampliar ainda mais a representatividade de Brumadinho no evento.
Os delegados eleitos, juntamente com representantes de todo o estado, participarão da 6ª Conferência Nacional das Cidades, acontece em Brasília e está prevista para a primeira quinzena de outubro. Nesta fase, serão consolidadas as propostas e diretrizes construídas ao longo das etapas municipais e estaduais, contribuindo para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento urbano.
“A participação de Brumadinho na Conferência Nacional das Cidades é um marco especial. Após nossa cidade passar por anos de consequências pós rompimento de barragem, precisamos fortalecer o debate sobre planejamento urbano, reconstrução, mobilidade e sustentabilidade, levando a voz da nossa população para a formulação das políticas públicas nacionais”, destacou o secretário de Administração, Cleisson Santos.
A participação ativa de Brumadinho na mesa eleita tem o objetivo de reforçar a participação da gestão municipal na construção de cidades mais justas, sustentáveis e preparadas para o futuro.