Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
A Prefeitura de Brumadinho realizou nesta quinta-feira (21), o lançamento oficial do projeto Lagoa Viva, o evento aconteceu na Horta do Gilson, no Retiro do Brumado, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, incluindo a secretária estadual de meio ambiente, Marília Melo. O objetivo principal do Lagoa Viva é revitalizar lagoas e açudes por meio da limpeza das mesmas, além de recuperar nascentes.
Com mais de 2 milhões já à disposição para investir no projeto, a Prefeitura vai atender progressivamente lagoas dentro do município, tanto na sede quanto na zona rural. Mais de 200 lagoas já estão na fila para receber as ações de recuperação neste recomeço do projeto, que havia sido desenvolvido a mais de dez anos atrás e agora está de volta a Brumadinho.
“Cuidar das lagoas e nascentes é cuidar do futuro da nossa cidade, e investir no meio ambiente da mesma, esse projeto vai transformar a vida de centenas de famílias e deixar um legado de preservação", destacou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Hilário.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hernane Abdon, também falou sobre a importância da retomada do projeto. “Com esse projeto estamos trazendo mais segurança para a agricultura familiar, que é a base da produção agrícola em Brumadinho, estamos protegendo o meio ambiente e fortalecendo o cultivo local”, afirmou.
Vale lembrar que o projeto conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e do Governo de Minas.