Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil
Dando continuidade às ações do Agosto Lilás, a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, vai inaugurar na próxima sexta-feira (29), às 10h, na Delegacia de Polícia Civil, a Sala Lilás — um espaço que visa o acolhimento, atenção e o amparo de todas as mulheres vítimas de violência.
A “Sala Lilás” faz parte de um programa criado pelo governo federal brasileiro em 2006 e, em Brumadinho, oferecerá atendimento especializado às mulheres e a outros grupos em situação de violência, como meninas, crianças, pessoas LGBTQIAPN+ e idosos. Além de proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e privado, o espaço garantirá suporte médico e psicológico, além de encaminhamento para assistência jurídica.
O prefeito Gabriel Parreiras destacou a importância da criação da Sala Lilás no município: “Defender as mulheres e as pessoas em situação de violência é uma prioridade. A Sala Lilás vem para oferecer um atendimento único, com apoio e carinho, e pela primeira vez na história, Brumadinho está tendo essa iniciativa que vai mudar muito a forma como as mulheres são atendidas e acolhidas”
Além da entrega da Sala Lilás, a Prefeitura realizou outras ações durante o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, como palestras, adesivaço e panfletagem.
A secretária de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Rosely Baeta, também falou sobre as ações realizadas na campanha do Agosto Lilás: “Realizamos, ao longo do mês, uma série de ações voltadas ao combate da violência contra a mulher. Com a criação da Sala Lilás, vamos nos fortalecer ainda mais nessa luta.”
Como buscar ajuda em Brumadinho:
Delegacia de Polícia Civil: Rua Maestro Geraldo Cordeiro, 60 – Bairro Ipiranga.
Telefone: (31) 3571-3065
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: Rua Luiz Aristides Passos, 48 – Estela Passos.
Telefone: (31) 3987-0255
Unidade de Saúde mais próxima
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 (funciona 24h, ligação gratuita)
Se você ou alguém que conhece está sofrendo violência doméstica, denuncie.