Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil

Por: MARIA JULIA - 03/10/2025

Ação, em parceria com a Vale, acontece neste sábado (04), a partir das 10h, e envolve moradores de diversas comunidades do município

A Defesa Civil Municipal de Brumadinho, em conjunto com a Vale, realiza neste sábado, 4 de outubro, a partir das 10 horas, o Simulado Prático de Emergência das barragens Menezes I, Menezes II, Barragem VII, Capim Branco e Lagoa Azul.

A iniciativa é anual, de caráter preventivo e educativo, e integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). A Defesa Civil reforça que não houve alteração nas condições de segurança dessas estruturas. O simulado tem como objetivo preparar a população que vive, trabalha ou circula na Zona de Autossalvamento (ZAS), abrangendo áreas internas da empresa e comunidades vizinhas.

Comunidades que participam do Simulado: Fazenda Ponte Alta, Recanto da Neblina, Alberto Flores, Condomínios Beira Rio, Pires e Comunidade Tradicional Ribeirinha da Rua Amianto.

Comunidades que podem ouvir as sirenes: Jangada, Córrego do Feijão, Cantagalo, Parque da Cachoeira, Tejuco, Haras 4 Lagos, Coqueiro Velho, Córrego do Barro, Fazenda Flor da Índia e adjacências, Ponte das Almorreimas, Brumado, Bela Vista, Pastorinhas, Córrego Fundo, Monte Cristo e Vale do Lago.

O que é o Simulado Prático?

O exercício compreende ações de campo que simulam uma situação real de emergência, incluindo a ativação dos centros de operações internas, mobilização de equipes, uso de recursos disponíveis e execução dos procedimentos de evacuação.

O que é a Zona de Autossalvamento (ZAS)?

A ZAS é a área em que não há tempo suficiente para que autoridades realizem uma intervenção em caso de rompimento de barragem. É definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão equivalente a 30 minutos de chegada da onda de inundação – o caminho que a água percorreria em caso de rompimento.

Importância da prevenção

O coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, Marcionilio Maia, destacou a relevância da ação: “Em Brumadinho, onde vivenciamos de forma tão dolorosa às consequências desse tipo de tragédia, preparar a população é fundamental para salvar vidas. O simulado garante que cada morador saiba como agir, para onde ir e como apoiar a comunidade em um momento de emergência. Prevenção e treinamento são as nossas maiores defesas”, afirmou.

A secretária de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Rosely Baeta, também reforçou o caráter essencial da atividade:

“A participação neste simulado é um direito e uma responsabilidade coletiva. Quanto mais preparados estivermos, maior será a capacidade de proteger vidas em uma situação real de emergência. Este é também um momento importante para verificar o funcionamento dos equipamentos de autoproteção e avaliar se as rotas de fuga e os pontos de encontro estão adequados. Além disso, a comunidade poderá encaminhar denúncias ou contribuições pelo WhatsApp da Defesa Civil, que permanecerá de prontidão para atender eventuais demandas de emergência ou esclarecer dúvidas”, destacou.

Como será realizado o simulado

Durante o exercício, será acionado o toque real das sirenes. Antes, será transmitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, a população deverá seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, previamente definido como área segura, onde terá uma equipe estará tirando dúvidas e dando todo apoio necessário para a população.

Participação da comunidade

A presença da comunidade e de toda população é fundamental para que todos conheçam os procedimentos de segurança e os locais de autossalvamento. Além disso, o simulado permite que os órgãos públicos avaliem a eficiência da sinalização, dos sistemas de alerta e alarme.

A Defesa Civil Municipal estará com o Posto de Comando na Copebrum, de onde serão coordenadas todas as atividades referentes ao simulado. O local também funcionará em regime de plantão, garantindo suporte imediato sempre que necessário.

Canais de atendimento

  • Defesa Civil de Brumadinho: (31) 99877-1263 
  • Alô Vale: 0800 285 7000

 

Ouça o texto
Pressione play para começar
100%

Localização

Centro Administrativo: Av. José Karam, 525, CEP: 32480-220, Bairro: José do Nascimento Braga

R. Maria Maia, 157 – Grajaú, Brumadinho – MG, 32483-120

Contato

(31) 3987-0240
Coorporativo: (31) 99890 - 7177 (Não tem Whatsapp)

Atendimento

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h