Secretaria de Desenvolvimento Social
Na manhã desta quarta-feira (09), Brumadinho deu um importante passo em direção ao sonho da casa própria para muitas famílias, com a assinatura da ordem de serviço. O evento marca o início das obras das Casas Populares, que serão construídas na Estrada da Ponte das Almorreimas, no bairro Salgado Filho, próximo à Lagoa Seca.
Este projeto integra o programa de reparação de Brumadinho, vinculado ao acordo referente ao rompimento da barragem da Vale em 2019, formalizado com a empresa em 2021. A iniciativa contempla 272 famílias, com a construção inicial de 100 casas, cada uma com 54 m² que têm três quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Ao todo, R$ 114 milhões serão destinados para as moradias. A segunda etapa da construção está em fase de estudos para definição do novo terreno para construção de outras unidades.
Inicialmente, o projeto estava previsto para ser realizado no loteamento do bairro São Judas, mas enfrentava desafios relacionados à localização e à topografia do local. “Nosso objetivo é que esse projeto seja executado de forma digna, realizando o sonho de várias famílias em ter um lar com conforto,” afirma o prefeito Gabriel Parreiras.
O projeto também homenageará as vítimas do crime da Vale em 2019 e cada residência receberá o nome de uma das joias.