Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Representantes da Prefeitura de Brumadinho participaram de uma visita técnica ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, reconhecido como um modelo de excelência em saneamento básico no Brasil, com 100% de tratamento de água e esgoto. O encontro, realizado na última quinta-feira (24), teve como objetivo aprender e trazer as práticas bem-sucedidas de Uberlândia para o município que, atualmente, enfrenta desafios significativos, já que o esgoto em Brumadinho não é tratado, apesar de ser responsabilidade da Copasa, a Prefeitura tem buscado maneiras para que o saneamento básico seja uma realidade em breve.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Freitas, participou do encontro e destacou que a primeira etapa desse processo será a revisão do plano de saneamento básico, que está desatualizado desde 2014. "Precisamos modernizar nosso plano para que possamos iniciar projetos focados nos quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem", afirmou Freitas.
Vale destacar que o novo modelo a ser implementado em Brumadinho será cuidadosamente estudado para garantir os melhores resultados para a população e o meio ambiente de Brumadinho.
