Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Brumadinho deu um importante passo em direção à preservação ambiental e ao fortalecimento da gestão sustentável na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Agora, o município integra o Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental (APA) Sul da RMBH.
A eleição aconteceu na semana passada, na sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Brumadinho foi representada pelos servidores Cristiano Lage, Coordenador de Meio Ambiente, e Gustavo Vasconcellos, técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ocasião em que o município foi eleito como membro titular do conselho pelos próximos dois anos, juntamente com Nova Lima e Santa Bárbara e Belo Horizonte, Sarzedo e Ibirité foram eleitas enquanto suplentes.
“Ter Brumadinho como titular do Conselho Consultivo da APA Sul reforça o compromisso da nossa gestão municipal com o meio ambiente e qualidade de vida da população”, destacou o coordenador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Brumadinho, Cristiano Lage.
Já o prefeito Gabriel Parreiras ressaltou a importância da participação de Brumadinho na gestão ambiental regional. “A eleição de Brumadinho para o Conselho da APA Sul é muito importante para nós, estamos retomando nosso papel de protagonismo nas discussões ambientais e reafirmando o nosso compromisso com a proteção dos recursos naturais”, afirmou.
A APA Sul
A APA Sul é uma Unidade de Conservação de uso sustentável que abrange trechos importantes da vegetação nativa, mananciais, áreas de relevância ecológica e social da região metropolitana de Belo Horizonte. Entre os municípios inseridos na APA estão Brumadinho, Sarzedo, Ibirité, Nova Lima, Santa Bárbara e a capital, Belo Horizonte.
A função do Conselho Consultivo da APA é promover a participação social na gestão da unidade, garantindo a representação de diversos setores e permitindo decisões mais democráticas e sustentáveis. As eleições ocorrem a cada dois anos.