Secretaria de Saúde
A saúde mental de Brumadinho consolidou sua posição de destaque em Minas Gerais, sendo recentemente reconhecida com o projeto “Nós na Rede”. O evento de premiação foi realizado na última terça-feira (09), no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Belo Horizonte.
O município, que hoje conta com um histórico de mais de 20 anos de dedicação ao serviço, viu seu projeto conquistar o primeiro lugar na avaliação regional do Colegiado da Superintendência Regional de Saúde (SRS-BH).
Durante o evento foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos usuários do serviço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como o Canta Caps, Jornal Fala Tamtam, e as telas de arte pintadas pelos pacientes.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Brumadinho, Marina Mendes Lima, apresentou todo o trabalho desenvolvido pelas RAPS no município e agradeceu pelo reconhecimento. “Esse destaque recebido por Brumadinho, reforça que nosso trabalho está sendo realizado com excelência. Com muita dedicação,e amor, essa premiação estendo a todos os funcionários que fazem parte da nossa rede e que trabalham diariamente para entregar a melhor saúde”, destacou.
"Nós na Rede" e o Cuidado Comunitário
O projeto "Nós na Rede" se destacou por sua abordagem de "Cuidado em Liberdade", que enfatiza a integração do serviço de saúde mental com a comunidade. A iniciativa promove a articulação entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, escolas, UBSs, Conselho Tutelar e Ministério Público, fortalecendo a rede de apoio e garantindo um cuidado efetivo e contínuo aos usuários.
Essa integração tem o objetivo de desmistificar crenças preconceituosas sobre a saúde mental e capacitar profissionais do serviço público, para que a temática seja abordada em sua rotina de trabalho. O projeto é parte de uma iniciativa mais ampla do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a educação permanente de profissionais da RAPS.
Destaques e Reconhecimento
Além do primeiro lugar do "Nós na Rede", a apresentação de Brumadinho ressaltou:
CAPS Infantil em Destaque: O CAPS Infantil de Brumadinho ficou em 6º lugar no mesmo ranking, evidenciando o foco do município no cuidado à infância e juventude.
Ferramentas Terapêuticas: Foram enfatizados o uso de ferramentas como o "Jornal Fala Tamtam", que dá voz aos usuários, além da promoção de atividades de arte, música e artesanato. O Canta CAPS também ajuda na expressão criativa e na reinserção social. Um exemplo de atividade comunitária é o projeto "Café na Praça”, que leva atendimento às ruas de Brumadinho.
O psicólogo da rede, Rodrigo Nogueira, relembrou também os desafios impostos após o rompimento da barragem de Brumadinho, que resultaram em um crescimento na busca por atendimento e no agravamento dos quadros de saúde mental da população, como depressão e ansiedade. “O trabalho desenvolvido pela nossa saúde após a tragédia, demonstra a resiliência e o compromisso do município em levar o cuidado a todas as comunidades, mantendo a ligação dos setores, ativa desde o início dos anos 2000, como um instrumento essencial para nortear as ações com o apoio da sociedade,” afirmou.
O sucesso de Brumadinho reforça a missão da saúde na valorização da vida, que busca através do projeto "Nós na Rede", garantir que o cuidado das pessoas seja de forma integral e humanizada.